Dor causa estresse. Estresse causa dor. Quem sabia?!

[:pb]Dor causa estresse. Estresse causa dor. Quem sabia?!
Quando começamos a envelhecer, partes do corpo começam a doer. Para mim começou na metade dos meus 30 anos. Agora, 10 anos mais tarde, eu, meus amigos e colegas estamos começando a viver com dores crônicas. Problemas nas costas, nos joelhos, no pescoço e nos ombros. Muitos problemas! Às vezes é por causa da repetição constante de um tipo de atividade física. Por exemplo, muitos corredores e esquiadores sofrem de problemas de joelhos. Para outros, é por causa de um machucado de tempos atrás. Muitas vezes é simplesmente o resultado dos nossos movimentos diários repetitivos ou falta deles – tantos de nós passamos o dia todo sentados. E ainda tem a dor e o desconforto que é um mistério. A gente não sabe de onde ela vem e por que ela está lá, mas ela está lá.
Esta dor misteriosa, como Francisco explica, é geralmente o resultado de estresse ou emoções. Emoções pesadas e estresse têm um reflexo direto nos nossos corpos – talvez como dor nos ombros ou dor de pescoço, ou até mesmo em outro lugar completamente aleatório. O que é isso? Porque estresse emocional ou tensão se manifesta como bloqueios nos nossos sistemas e doem?
Então dor causa estresse (não podemos ter uma mente quieta quando o corpo está com dor!), mas estresse também causa dor. Os dois estão tão profundamente interconectados que quando podemos aliviar a dor física, aliviamos estresse e tensão emocional também.
Devo admitir que 4 dias e meio neste retiro na Kaiut fizeram com que a minha dor nas costas, a dor de ombro e no pescoço praticamente desaparecessem. Sinto-me mais calma, feliz, paciente, amável, estável e grata. E tudo isso faz com que eu me sinta muito muito bem!
Namaste.

Heidi

Nossa aluna e parceira no Canadá.[:]

Subscribe Our Newsletter

Newsletter

Não vá embora!

Inscreva-se na nossa Newsletter e não perca as últimas novidades.