Yoga e LER

LER é a sigla para Lesão por Esforço Repetitivo, um termo que designa várias condições que atingem o sistema musculoesquelético (formado por estruturas como tendões, nervos, músculos, ossos e articulações), seja pelo uso repetitivo, tensão ou longos períodos em uma mesma posição. 

Realizar um movimento repetitivo como clicar o mouse pode causar fissuras microscópicas nos tendões, músculos e outros tecidos moles. Sem tempo adequado para descansar e reparar-se, essas fissuras podem inflamar e a acumulação gradual desses microtraumas pode levar à doença. 

Um único “clique de mouse” não é estressante, mas clicar o mouse por horas, principalmente quando está em uma postura incorreta, pode resultar em dor, formigamento e adormecimento. Pesquisas mostram que 73% das pessoas que usam computadores no trabalho têm problemas de LER que podem se tornar dores crônicas e causar problemas a longo prazo.

Embora se trate de uma lesão causada pelo esforço repetitivo, a LER não é apenas isso, mas é também a falta de movimento total em regiões especializadas pelo esforço repetitivo. O método Kaiut Yoga pode ser uma ferramenta poderosa para prevenir e aliviar esse tipo de lesão. Uma prática regular ajuda no processo de recuperação de mobilidade e no alívio de dores crônicas. Uma maior liberdade de movimento reduz o esforço em músculos e articulações. 

Além disso, uma prática consistente ensina a estar mais presente no seu corpo e mente, o que permite perceber mais cedo os sinais de desconforto. É importante trazer essa consciência para o local de trabalho, prestando atenção no corpo enquanto realiza suas tarefas diárias. Você pode descobrir que seus hábitos — curvar-se ao telefone, por exemplo — estão contribuindo para os sintomas. Aprender a reconhecer e quebrar esses padrões pode trazer alívio, assim como as práticas de Kaiut Yoga.

Subscribe Our Newsletter