Mais de 300 árvores são plantadas graças a nossa escola online

Em questão de poucas semanas, muitos alunos se matricularam na nossa Escola Online. Em troca, tomamos a iniciativa de registrar esse momento importante deixando uma marca positiva no mundo.

Estamos empolgados em compartilhar que a Kaiut Yoga recentemente se tornou parceira da Organização Não Governamental portuguesa Plantar Uma Árvore, especializada no plantio e cuidado de árvores. A cada doação recebida, a ONG planta uma árvore e cuida do seu crescimento durante 5 anos.

Escolhemos trabalhar especificamente com essa organização, porque seus valores e iniciativas estão alinhados com os nossos. Em parceria com Plantar Uma Árvore, compartilhamos o objetivo de reduzir os danos ambientais, gerar e recuperar espaços naturais e promover a biodiversidade e a ecologia, através da recuperação de florestas nativas. 

Conheça o trabalho da ONG Plantar Uma Árvore: 

O projeto começou sua jornada na manhã de 23 novembro de 2009, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, Portugal. Na ocasião, um grupo de voluntários formados por famílias, amigos, colegas e vizinhos se juntaram com o objetivo de plantar 1.000 árvores – sob o lema “1 pessoa, 1 árvore”. 

O sucesso foi enorme, e surgiu o desejo de fazer mais. Era uma ideia simples, capaz de cativar outras pessoas. O desafio era envolver entidades e cidadãos; a eles, foi solicitado a mobilização, participação e uma atitude cívica positiva, em prol do meio ambiente e da floresta nativa. Logo, percebeu-se que o modelo era simples de implementar e replicar. 

Em 25 de abril de 2012, o movimento se constituía como uma associação. Na época, mantinha-se a utopia que tinha sua origem em um sonho: proporcionar uma oportunidade para cada pessoa plantar e cuidar de uma árvore por ano, de forma que esse programa fosse um modelo para o mundo todo.  

A associação desenvolve e implementa programas voluntários, de curta e longa duração. Os programas são utilizados para a recuperação de áreas ecologicamente degradadas, utilizando-se de ações de envolvimento comunitário para a restauração de florestas e espécies nativas.  

Essas iniciativas procuram preservar o patrimônio natural, reduzindo o danos ambientais, criando e recuperando espaços naturais, promovendo a biodiversidade e restaurando funções ecológicas. Através da restauração das florestas nativas, a ONG promove ativamente a sustentabilidade e conscientização ecológica, a cidadania participativa e social e a responsabilidade ambiental. 

A implementação dessas ações permite a geração de ganhos ambientais, sociais e econômicos, ao produzir sinergias que contribuem para uma mudança de paradigma. A partir dessa revolução, é possível realizar a transição para uma economia social e ambiental, baseada na restauração de áreas ecologicamente degradadas e serviços ecossistêmicos, o aprimoramento ecológico do uso sustentável de outros recursos naturais e a consequente geração de empregos, produtos e serviços verdes, com alto valor agregado. 

A floresta nativa garante uma grande diversidade de serviços ecossistêmicos, como controle da erosão do solo; regulação e filtragem da água; reciclagem de nutrientes; formação do solo; seqüestro de carbono e filtragem de poluentes do ar. Além disso, a floresta também possibilita o abrandamento do clima; produção de matérias-primas; redução do risco de incêndios e inundações; maior resiliência a incêndios; além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para sua saúde e até mesmo a vitalidade econômica. 

A importância de espécies nativas de plantas vem de seus comportamentos ambientais, em termos de proteção e recuperação da biodiversidade e dos sistemas ecológicos, combinada com a perspectiva da sustentabilidade. 

A restauração de florestas, a promoção da biodiversidade e a variedade de habitats, também possibilitam o fortalecimento dos ecossistemas e sua resiliência contra as mudanças climáticas. 

O ONG age sabendo que uma atitude ecológica individual positiva e intervencionista é a essência da mudança global.

A cada matrícula na Escola Online, plantaremos uma árvore. 

A parceria já está fazendo a diferença no meio ambiente! Hoje, já contamos com mais de 300 pessoas matriculadas na Escola Online, e 300 árvores plantadas. Venha mudar o mundo com a gente!

Subscribe Our Newsletter