[:pb]A gravidez é considerada um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. É aquele período que o corpo, a cabeça e o coração mudam. Afinal, trazer uma vida para o mundo pode ser uma das fases mais belas e transformadoras. Você sabia que praticar yoga durante a gestação é um benefício enorme para saúde da mãe e do bebê?
Os benefícios da prática do Yoga durante a gestação são diversos. Durante o período da gravidez, a mulher passa por diversas transformações físicas e psicológicas e o yoga ajuda a restabelecer um equilíbrio interno neste momento, promovendo uma gestação saudável e confiante.
O yoga é um exercício físico capaz de ajudar a gestante a aceitar as mudanças no corpo e na mente, trazendo mais energia e disposição, e ainda tranquilizar quando chegar a hora do parto, já que a ansiedade é algo constante nesse período.
Se a gestante já praticava yoga antes de engravidar, ela pode continuar a prática já no primeiro mês de gestação. Não existe limite para parar com os exercícios durante a gravidez. O mais importante é sentir-se bem nas posições e, claro, sempre conversar com o obstetra e seu professor.
Para as gestantes que querem iniciar a prática do yoga, o ideal é consultar um médico e fazer as aulas de yoga com um instrutor especializado, que saberá indicar as melhores posturas e variações para cada caso. O mais importante é consultar seu médico sobre os exercícios que você pode fazer e sempre respeitar seus limites.
Veja abaixo alguns benefícios específicos:
- Favorecimento da circulação sanguínea amenizando inchaços, dormências e varizes
- Ampliação na respiração materna oxigenando melhor a mãe e o bebê
- Alívio e prevenção de dores nas costas
- Recuperação mais rápida no pós-parto
- Alívio na prisão de ventre
- Favorecimento da comunicação mãe – bebê
- Maior equilíbrio nas flutuações de humor
- Redução da ansiedade
[:]